Elisabete Jacinto, a mulher que desafiou e conquistou as areias do deserto!

A minha paixão por desportos motorizados, levou-me a escolher para o primeiro artigo do Portal Inspirador, Elisabete Jacinto, a mulher que desafiou e conquistou as areias do deserto! A professora de Geografia que se tornou piloto todo-o-terreno e foi pioneira, ao competir em mota e camião.
Sem dúvida uma mulher que ousou ser fiel a si mesma, que transformou dores em caminhos, que escolheu criar em vez de desistir e abriu passagem para outras fazerem o mesmo.
Foi a primeira mulher a vencer a África Eco Race, ao volante de um camião e após esta vitória, a piloto confessou em entrevista ao jornal Público que, “Se há coisa que chateia os meus adversários é ficar à frente deles, por ser mulher. Muitas vezes, na oficina, os mecânicos não me levavam a sério e, por via disso, cheguei a ter problemas. Tenho claro que se fosse homem tinha muitas facilidades. Mas se a minha vitória inspirar as mulheres a sentirem-se mais curiosas e a experimentarem o desporto, fico muito contente”.
Recentemente, foi apresentado no Lisbon Motorcycle Film Fest, um documentário de Liliana de Almeida intitulado “Elisabete Jacinto – A Força de um Sonho”, em que podemos testemunhar o seu percurso.
Na nota de abertura, a piloto refere que: “Nós mulheres somos educadas a sermos inseguras, a ser dependentes, a precisar de ajuda para tudo, mas não é verdade! Nós somos capazes de muita coisa, temos é que nos predispor à conquista.”
Neste documentário, é também possível ouvir na primeira pessoa como surgiu a paixão pelo desporto motorizado, os desafios que a piloto teve que superar, as derrotas, as conquistas e porque teve que abandonar o desporto.
Apesar de já não competir, Elisabete Jacinto inspirou meninas e mulheres, ao demonstrar que determinação, força de vontade e resiliência, podem ajudar a concretizar sonhos.
Ao longo dos anos, a sua experiência como piloto, ficou também expressa nos livros de aventura que escreveu: “Os Portugas no Dakar”, Volume 1 e 2, co-autoria com Luís Pinto Coelho, “Irina no Master Rali”, “Elisabete Jacinto: 10 anos em Camião”, co-autoria com Jorge Cunha.
Hoje em dia, Elisabete Jacinto fala sobre a sua experiência de vida, em conferências motivadoras para congressos, universidades e empresas.
Fontes de informação: Publico.pt | ElisabeteJacinto.com | Documentário “Elisabete Jacinto – A Força de um Sonho”