Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2025, dia 27/10.
O tema deste ano, “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”, convida-nos a sonhar, criar e reimaginar o que as bibliotecas significam numa era moldada pela inteligência artificial e pela narrativa digital.
Segundo a IASL, as nossas bibliotecas sempre foram lugares de encantamento, espaços onde a curiosidade cresce e a criatividade floresce. Mas elas também estão a tornar-se laboratórios de inovação, onde os alunos experimentam novas ferramentas, exploram a IA e dão vida a histórias de maneiras que nunca imaginamos antes.
A IASL pede, que este ano se celebre a forma como as bibliotecas continuam a evoluir, abraçando o futuro enquanto permanecem enraizadas no que as torna mágicas: a alegria das histórias, o poder das ideias e as conexões humanas que nos unem a todos.
“Este ano, convidamos escolas e bibliotecários de todo o mundo a explorar como a IA e a narrativa digital podem inspirar novos tipos de aprendizagem, mantendo viva a essência da leitura. Juntos, descobriremos como a tecnologia pode ampliar a imaginação , como as histórias podem conectar diferentes culturas e como as bibliotecas nos podem levar a um futuro onde cada voz tem um lugar.”
Neste Blog, fizemos uma Viagem pelas Bibliotecas Municipais, que são muitas vezes a ponte entre as escolas e os estudantes, permitindo que eles tenham o primeiro contacto com os livros. Ficamos a saber como surgiram e quais as suas atividades junto da comunidade em que se inserem. Fica tu também, a saber um pouco mais sobre elas:
A Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, fundada em 21 de Junho de 1874. No âmbito do programa da Rede Nacional de Leitura Pública, inaugura um novo edifício no dia 30 de Abril de 1993, assumindo-se como um lugar de desassossego cultural, um ponto de encontro, uma casa. A casa do livro e da cultura.
Inaugurada em 11 de Outubro de 1961, a Biblioteca Municipal de São João da Madeira, consagrou o seu nome ao Dr. Renato Araújo devido ao seu esforço como homem de cultura e político em benefício da comunidade. O interior da biblioteca é composto por três andares estruturados em diferentes espaços, com finalidades específicas e diferenciadas, de acordo com as funcionalidades que lhe estão ligadas e às características do público em função do qual foram pensados e estruturados.
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, está integrada nos Jardins do Palácio de Cristal, o que lhe confere uma localização privilegiada na cidade do Porto. Inaugurada em 2001, é uma biblioteca moderna e ampla, que coloca ao dispor dos visitantes diversos serviços, que abrangem a sala de leitura Infantojuvenil, sala de leitura e sala multimédia.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, dispõe de várias secções dedicadas ao público infantil, juvenil e adultos. Está também disponível uma secção de reservados que proporciona a consulta de documentos que se encontram em depósito (livros e jornais antigos, obras raras, fundos de doação e outros de caráter patrimonial). O acesso é condicionado e sujeito a autorização. Entre as coleções da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo encontramos os fundos de João da Rocha, Abílio Lima de Carvalho, Ernesto Barbosa dos Santos e Tomás Simões Viana.
A Biblioteca Raul Brandão privilegia a cooperação com as escolas do município, na constituição e difusão de bibliotecas escolares, e na organização de programas culturais relacionados com o livro e a leitura. É também membro fundador da Bibliomédia – Associação de Bibliotecas para a Cooperação, desenvolvem actividades como: intercâmbio de exposições, experiências profissionais, empréstimo interbibliotecas, organização de serviços e seminários, edição de uma revista e difusão de outro material informativo.
Fontes: www.rbe.mec.pt | iasl-online.org