O Lado Sombra e O Lado Luz Dos Sonhos. Um Guia para resgatares a tua Motivação ( e Salvares o teu Mundo)

O ser humano é por natureza sonhador! Idealiza a vida que quer para si e constrói cenários abstratos na sua mente, sempre com o objetivo de tornar a sua vida melhor e em prol da sua felicidade.
Como dizia Bernardo Soares (Fernando Pessoa), “O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.”
Há quem viva permanentemente com “a cabeça na lua” (expressão muito utilizada quando nos referimos a alguém que está desatento, distraído ou esqueceu-se de alguma coisa), e estes são aqueles que todos reconhecem como os sonhadores por excelência, mas todos somos sonhadores à nossa maneira.
Quando sonhamos, estamos num mundo só nosso a que eu chamo de “O Mundo dos Sonhos”! Um local onde os sonhadores se abstraem da realidade para se perderem nos seus pensamentos, como forma de se desligarem do seu dia a dia ou de se imaginarem num mundo só seu.
Este mundo tem um lado sombra e um lado luz, dependendo da utilização que se faz dele. No lado sombra, criamos os nossos obstáculos, damos vida aos nossos medos e aos “monstros” que nos prendem. Aqui as inseguranças ganham vida e a procrastinação sai vencedora, desistimos dos nossos sonhos por acreditarmos que nunca os vamos alcançar.
É no lado sombra que nos tornamos “especialistas” em imaginar os piores cenários para a nossa vida e que nos perdemos em pensamentos derrotistas, fazendo deles travão para tudo o que desejamos.
No lado luz, criamos projetos e damos asas à imaginação. Quando decidimos que não vamos desistir de lutar pelos nossos sonhos, é no Mundo dos Sonhos que encontramos a motivação para persistir naquilo que acreditamos ser possível tornar real.
É ali que imaginamos como gostaríamos que fosse a nossa vida, num mundo só nosso em que fazemos projetos, idealizamos locais a visitar, a casa onde queremos viver, as relações familiares que queremos ter, os caminhos profissionais que queremos seguir, etc.
A GEOPOLÍTICA DA ALMA
O Mundo dos Sonhos não é perfeito e lá, os nossos pensamentos geram uma espécie de “geopolítica da alma” em que eles lutam entre si para dominarem o “território” que é a nossa mente. Aqui existe toda uma rede complexa que faz parte da nossa experiência de vida como seres humanos.
Imaginemos que o nosso cérebro é um mapa de de caminhos de ferro, em que as linhas conduzem a várias estações, sendo que as maiores estão nas grandes cidades e as mais pequenas nas pequenas localidades. Cada estação (pensamento), pode ser um catalisador para continuarmos a nossa viagem pelo Mundo dos Sonhos ou pode ser um bloqueio que nos retém no caminho.
As maiores estações, são onde estão os nossos pensamentos mais persistentes, onde podemos parar por um longo tempo ou seguir viagem rapidamente. Tudo depende de nós e do que nos bloqueia ou motiva.
A nossa decisão de continuar viagem ou parar a meio do caminho, inclui várias variáveis, como a nossa realidade sócio-económica, as nossas crenças pessoais adquiridas por motivos familiares ou religiosos, entre outros fatores.
Quando os pensamentos são motivadores, focados, com uma ambição clara e bem definida, ideias brilhantes podem surgir e a aventura pelo Mundo dos Sonhos torna-se uma viagem agradável em que se pode trazer para a realidade a alegria da criação.
Quando os pensamentos levam à procrastinação, ao medo e dão força ao crítico interno, a criatividade fornecida no Mundo dos Sonhos fica bloqueada e pode levar a estados de alma que conduzem à tristeza, depressão e desmotivação.
É importante perceber, que ambos os pensamentos fazem parte de nós e não nos julgarmos quando bloqueamos o nosso percurso. As pausas são necessárias para avaliarmos o melhor caminho e tornarmos a viagem mais agradável.
Cabe a cada um de nós, tornar-se observador dos seus pensamentos e descobrir quais são as “estações” que nos bloqueiam. Se tivermos consciência do que nos limita, é mais fácil prosseguir com a viagem e responder ao apelo da nossa alma para concretizar os nossos sonhos.
SONHAR ACORDADO VS SONHAR DURANTE O SONO
Se temos a capacidade de sonhar acordados e com isso idealizar sonhos maravilhosos ou sonhos tenebrosos, também a dormir temos a capacidade de gerar sonhos ou pesadelos.
Os nossos estados de alma refletem-se nos nossos sonhos noturnos e é muito comum que uma pessoa cansada, desmotivada, triste… tenha mais pesadelos durante a noite como reflexo dos seus pensamentos. Enquanto que, uma pessoa motivada e alegre, terá noites mais tranquilas e sonhos motivadores.
Já está provado, que o que vemos nos ecrãs da televisão ou telemóveis, interfere na nossa qualidade do sono, por isso é aconselhável que estejamos mais atentos a estes fatores e vejamos como eles interferem nos nossos pensamentos e na nossa capacidade de sonhar. É fácil testar e concluir que este tipo de estímulos externos geram pensamentos que são uma fonte que alimenta os lados sombra ou luz.
Se, por exemplo, antes de dormirmos, assistimos a filmes com imagens violentas, se vemos notícias que constantemente nos lembram tudo de mau que existe no mundo, se assistimos a vídeos nas redes sociais que colocam constantemente a nossa autoestima em baixo, estamos a trabalhar arduamente para que as nossas noites de sono sejam agitadas e o nosso “Mundo dos Sonhos” se torne sombrio.
Se, por outro lado, assistimos a um documentário sobre uma cidade que gostávamos de visitar, se lemos um livro, se ouvimos um podcast motivacional ou fazemos uma meditação ao som de uma música suave e relaxante, estamos a trabalhar tranquilamente para uma boa noite de sono e para que o nosso “Mundo dos Sonhos” se torne agradável.
Seja qual for o cenário, ele tem impacto no dia seguinte, pois noites mal dormidas e com pesadelos diminuem a nossa produtividade e boas noites de sono e com sonhos agradáveis, geram melhor produtividade e mais entusiasmo pela vida.
AS 5 ESTRATÉGIAS DE SARA PARA A AÇÃO
Quando imaginei o meu livro “O 8º Portal – A Profecia”, escolhi a temática dos sonhos, pois desde a minha infância sempre tive sonhos muito vívidos durante a noite. O impacto que eles tinham na minha vida faziam-me questionar o porquê de alguns serem tão agradáveis, com viagens por paisagens incríveis, com sensações de paz e alegria e outros serem tão desagradáveis, em que me via em locais sombrios e a ser ameaçada por sombras que me aterrorizavam.
Ao refletir no impacto que os sonhos têm em nós, sejam os sonhos acordados ou durante o sono, imaginei para este livro, um portal que nos leva para um “O Mundo dos Sonhos”, onde existem guardiões que nos protegem dos nossos pesadelos e nos levam para sonhos agradáveis.
Sara é a personagem principal deste livro. Ela foi criada nas montanhas junto com a sua avó materna e conseguiu concretizar o seu sonho de tirar o curso de fotografia e trabalhar numa revista de moda na cidade, mas um dia é chamada a regressar a casa e prontamente se prepara para enfrentar o desconhecido.
O Mundo dos Sonhos está em perigo e os seus guardiões colocam-lhe um desafio: Resgatar as pessoas que estão a viver no lado sombra e que não conseguem libertar-se. Sara aceita a missão, mas antes de viajar para o Mundo dos Sonhos, fica a saber que os seus pais que pensava que tinham morrido quando ela criança, podem afinal estar vivos.
O mundo “perfeito” de Sara é abalado e ela vai ter que enfrentar muitos desafios nesta viagem e adotar estratégias para sobreviver às sombras que vão atormentar a sua alma. Através do 8º Portal para o “Mundo dos Sonhos”, Sara leva-nos numa viagem na qual ela vai enfrentar lado luz e sombra, enquanto tenta não sucumbir aos seus medos e inseguranças.
Estratégia 1. Enfrenta com coragem o desconhecido
Sara aceita o desafio e prepara-se para viver o desconhecido. Com coragem e pronta para enfrentar os seus medos ela viaja até ao Mundo dos Sonhos, saindo assim da sua zona de conforto.
Estratégia 2. Aceita que vais ter deceções e dificuldades ao longo do caminho
Quando chega ao Mundo dos Sonhos, Sara depara-se com uma realidade que vai mexer com os seus sentimentos, pois encontra o pai e a mãe, perdidos no lado sombra. Isto vai pôr em causa todo o imaginário que ela construiu à volta dos pais e vai ser forçada a vê-los como seres humanos frágeis que sucumbiram aos seus medos e desistiram dos seus sonhos.
Estratégia 3. Os dias em que vais pensar desistir dos teus sonhos vão ser muitos
Sara vai passar por tantas provações e desafios que vai necessitar de estar constantemente a encontrar motivação para prosseguir e atingir os seus objetivos. Ela vai fazer uma viagem interna em que descobre forças que desconhecia para enfrentar a densidade do lado sombra.
Estratégia 4. Acredita sempre no teu sonho
Na sua viagem pelo Mundo dos Sonhos, Sara vai encontrar muitas pessoas que desistiram dos seus sonhos e não querem voltar a sonhar, mas traz com ela outros de decidiram acreditar que ainda é possível lutarem pelos seus sonhos. Ao ver os que a seguem através do seu exemplo e da sua força, ela ganha também motivação para seguir em frente.
Estratégia 5. Só o teu sonho importa
Quando termina a sua viagem, Sara está cansada, traz feridas no corpo e na alma, mas a alegria de ter superado os obstáculos e cumprido o desafio que lhe foi proposto, dando-lhe a sensação de missão cumprida.
E TU? COMO VAIS RESGATAR A TUA MOTIVAÇÃO E SALVAR O TEU “MUNDO DOS SONHOS”?
Não importa a situação em que te encontres neste momento, podes sempre mudar a tua realidade e torná-la melhor. Lembra-te que tu podes escolher se queres viver no lado sombra ou lado luz do “Mundo dos Sonhos”.
Observa os teus pensamentos e as tuas ações, adota estratégias para contrariares tudo aquilo que te leve à procrastinação. Abre o teu portal e deixa que os teus sonhos tenham espaço para crescer dentro de ti e do teu “Mundo dos Sonhos”.
Sara acreditou que era capaz de concretizar o seu sonho e apesar de todos os desafios ela conseguiu, através do seu exemplo, que outros fizessem o mesmo. Tu também podes ser um exemplo para tantos que deixaram de acreditar nos seus sonhos se realizares os teus sonhos.
Deixa-te inspirar por Sara e vê como ela passou o portal para o “Mundo dos Sonhos” e superou os desafios que esperavam por ela. Descobre a história completa no livro “O 8º Portal – A Profecia”.