Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

A ficção animal chega a lugares onde outras histórias não chegam!

Created with Sketch.

A ficção animal chega a lugares onde outras histórias não chegam!

Os leitores esperam que os personagens humanos se comportem de maneira realista, mas não exigem esta realidade dos personagens animais, por isso são muitos os autores que recorrem aos animais para passarem a mensagem da sua história.

De alguma forma, os animais ajudam os leitores a compreenderem e a respeitarem o mundo que os rodeia, a entenderem como funciona a sociedade ou a aceitarem pessoas diferentes. O simbolismo animal está presente em algumas das obras literárias mais famosas da história, como “A Quinta dos Animais” de George Orwell e “O Corvo”, de Edgar Allan Poe.

Na literatura infanto juvenil, as histórias de animais são estranhas e divertidas, não parecem educar, mas o que é facto é que são a melhor forma das crianças entenderem e aceitarem alguns ensinamentos.

As melhores histórias infantis não são apenas entretenimento, elas criam os mundos mais estranhos e seguros, onde as crianças podem aprender lições que são ministradas como parte de uma emocionante aventura animal. Alguns clássicos da literatura infanto juvenil são “A história do Pedrito Coelho” de Beatrix Potter e “O Maravilhoso Feiticeiro de Oz de L. Frank Baum.

Diferentes animais podem carregar diferentes significados simbólicos em cada livro, no entanto, existem significados simbólicos tradicionais que se alinham com a consciência cultural. A título de exemplo, temos alguns animais que indicam certos temas ou ideias:

  • o urso, que é um símbolo comum de força devido ao seu imenso tamanho e poder e a que os escritores recorrem para comunicar temas de nova vida ou ressurreição;
  • a raposa é usualmente trapaceira e engana os outros em benefício próprio, simbolizando assim inteligência, astúcia e travessura;
  • o leão, considerado o rei da selva, simboliza muitas vezes autoridade, poder, força, majestade e coragem;
  • o abutre, tradicionalmente simboliza a morte e prenuncia a destruição iminente para um personagem da história;
  • o corvo é como um profeta que comunica verdades do mundo espiritual aos seres humanos.
  • o cão é conhecido pela sua lealdade inabalável e afeto sem limites, por isso é muitas vezes o companheiro fiel dos personagens principais, oferecendo não apenas apoio emocional, mas também desempenhando papéis importantes no desenvolvimento da trama.
  • o gato, com a sua natureza independente e muitas vezes enigmática, é um símbolo de intriga e complexidade que acrescenta uma camada de mistério à ficção.

Embora os animais possam ser usados ​​como atalhos para explorar certas emoções ou atmosferas, eles não são apenas personagens de apoio, são uma forma de o leitor submergir num mundo totalmente diferente daquele em que vive.

Fontes: masterclass.com | cambridgeeditors.wordpress.com | medium.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.