Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

A Origem das Princesas da Disney – Jasmine

autora - writer

Created with Sketch.

A Origem das Princesas da Disney – Jasmine

A Princesa Jasmine é o sexto membro oficial do elenco de princesas da Disney e a primeira a não ter ascendência europeia.

Jasmine é vagamente baseada na personagem Princesa Badroulbadour do conto de fadas Aladdin, presente na coleção de livros de histórias As Mil e Uma Noites, que foram introduzidas pela primeira vez na Europa com a tradução francesa de Antoine Galland em 1704.

A principal fonte para a versão de Galland, foi um manuscrito sírio em três volumes, escrito em árabe, que terminava na noite 282 e não apresentava o final. Para completar a sua obra e aumentar o número de noites, Galland utilizou outros textos árabes, incluindo manuscritos egípcios.

A história de Aladdin não fazia parte do manuscrito árabe original das Mil e Uma Noites, mas Galland adicionou ‘ Aladdin e a Lâmpada Mágica’ , junto com ‘Ali Babá e os Quarenta Ladrões’ e ‘ As Sete Viagens de Sinbad, o Marinheiro ‘. De acordo com os diários de Galland, ele ouviu a história de Aladdin através de um estudioso sírio em Alepo.

Nos contos de Galland, Aladdin é chinês e não é um órfão, mas um menino preguiçoso que vive em casa da sua mãe.  Nas primeiras versões do conto, a mãe de Aladdin, está viva e bem e desempenha um papel significativo em ajudar Aladdin a conhecer a linda princesa.

Todos os personagens do conto também são chineses e a maior parte da história ocorre na China, exceto algumas cenas com o Mago perverso que ocorrem no Norte de África de onde ele é originário.

Agrabah, a cidade do mistério e encantamento é, na verdade, uma cidade fictícia imaginada para o filme Aladdin da Disney (1992). Os criadores inspiraram-se na cidade de Bagdá, no Iraque, e deram à cidade um nome fictício. A Disney também se inspirou no Taj Mahal da cidade indiana de Agra para o cenário do palácio real da história.

Apesar de Aladdin ser a personagem principal do filme da Disney (1992), Jasmine não é relegada para segundo plano e surge como princesa de Agrabah, um reino do Médio Oriente governado pelo seu pai, o Sultão.

Um dia, Aladdin ouviu uma ordem do Sultão proclamando que todos deveriam ficar em casa e fechar as janelas enquanto a princesa, sua filha, ia e voltava do banho. Aladdin foi tomado pelo desejo de ver o rosto dela, o que era muito difícil, pois ela sempre ia velada. Ele se escondeu atrás da porta do banho e espiou por uma fresta. A princesa levantou o véu ao entrar e parecia tão bonita que Aladdin se apaixonou por ela à primeira vista.

Se no conto original, Jasmine é uma princesa que se subjuga à vontade do pai e está fechada no palácio, na versão da Disney a sua personalidade é a de uma jovem rebelde e franca, que repreende o controlo opressivo das leis ultrapassadas do seu reino e anseia pela liberdade para além dos limites protegidos dos muros do palácio.

“Como se atrevem! Todos vocês, parados aí, a decidir o meu futuro? Eu não sou um prémio a ser conquistado!” – Princesa Jasmine

Ela é uma mulher confiante e forte, cheia de personalidade e que não aceita um não como resposta. Mas Jasmine, também tem muitas das qualidades que fazem uma Princesa Disney: ela é doce, carinhosa e gentil. Ao mesmo tempo, ela é divertida e um pouco sedutora.

No filme da Disney, Jasmine tomou a corajosa decisão de se posicionar contra um casamento que ela não queria, inspirando uma geração de jovens mulheres a acreditar em si mesmas e seguir seus corações.

Saiba mais sobre Jasmine e Aladdin em disney.fandom.com | www.pookpress.co.uk | www.rotoscopers.com

 

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.