Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

Livros adaptados ao cinema com sucesso: Mulherzinhas

autora - writer

Created with Sketch.

Livros adaptados ao cinema com sucesso: Mulherzinhas

Livros adaptados ao cinema com sucesso: Mulherzinhas

Alguns livros são tão bem sucedidos entre o público, que são depois adaptados ao cinema onde alcançam também o sucesso.

Neste artigo trago-vos o caso do livro “Mulherzinhas” (Little Women no original), da autora Louisa May Alcott.

Nascida em 1832, em Germantown, na Pensilvânia, EUA, Louisa May Alcott ficou conhecida pela autoria de vários livros para crianças.

O seu pai, Bronson Alcott, era membro do grupo de transcendentalistas, por isso Louisa May Alcott cresceu na companhia de nomes como Ralph Waldo Emerson, Theodore Parker e Henry David Thoreau.

Louisa May Alcott tinha três irmãs e devido às dificuldades financeiras da família, começou a trabalhar cedo como doméstica, professora e mais tarde como escritora.

A sua própria vida, inspirou-a a escrever o livro “Mulherzinhas”, publicado em 1868 e que foi um sucesso imediato. Com base nas suas memórias de infância, Louisa May Alcott descreve aventuras domésticas das quatro irmãs, Meg, Jo, Beth e Amy March.

O sucesso do livro manteve-se até aos dias de hoje e passou a figurar entre os clássicos da literatura juvenil, tendo já sido adaptado ao teatro e ópera, ao cinema e séries televisivas.

A primeira adaptação ao cinema surgiu em 1917 num filme mudo britânico, com a atriz Ruby Miller como Jo.

Em 1918, surge outro filme mudo filmado na casa dos Alcott, com a atriz Dorothy Bernard como Jo.

A longa metragem de 1933, dirigida por George Cukor e com Katherine Hepburn como protagonista, foi um grande sucesso.

A adaptação cinematográfica de 1949, esteve repleta de estrelas e foi dirigida por Mervyn LeRoy. As irmãs foram interpretadas por Janet Leigh, June Allyson, Margaret O’Brien e Elizabeth Taylor.

O filme venceu o Óscar de Melhor Direção de Arte e foi nomeado para Melhor Fotografia.

Em 1994, Mulherzinhas deu título a mais um filme, desta vez dirigido por Gillian May Armstrong. As protagonistas do filme, foram Winona Ryder como Jo March, Kirsten Dunst como a jovem Amy e Samantha Mathis como a Amy mais velha, Trini Alvarado como Meg, Claire Danes como Beth e Susan Sarandon como Marmee.

O filme recebeu 19 nomeações em prémios de cinema e alcançou 6 vitórias. Foi nomeado para três Óscares: Winona Ryder como Melhor Atriz Principal, Colleen Atwood para Melhor Guarda Roupa e Thomas Newman para Melhor Música.

Em 2019, surge uma nova versão cinematográfica, dirigida por Greta Gerwig. As protagonistas foram Saoirse Ronan como Jo, Emma Watson como Meg, Florence Pugh como Amy e Eliza Scanlan como Beth. O filme contou também com a participação de Meryl Streep como tia March e Laura Dern como Marmee March.

Este filme foi o mais bem sucedido de todos, tendo alcançado 239 nomeações em prémios de cinema, das quais venceu 78.

Esteve nomeado para os Óscares para Melhor Filme do Ano, Melhor Atriz Principal, Melhor Atriz Secundária, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Guarda Roupa e Melhor Banda Sonora. Esteve também nomeado para os Globos de Ouro nas categorias de Melhor Atriz (Saoirse Ronan) e Melhor Banda Sonora (Alexandre Desplat).

Entre os prémios conquistados, o filme obteve dois Bafta com Greta Gerwig a conquistar o prémio de Melhor Roteiro Adaptado e Jacqueline Durran a vencer o prémio de Melhor Guarda Roupa. Os Prémios da Sociedade de Críticos de Cinema dos EUA premiou o filme nas categorias de Melhor Direção (Greta Gerwing) e Melhor Atriz Secundária ( Laura Dern).

Fontes: www.britannica.com | www.imdb.com | www.pbs.org | eu.usatoday.com

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.