Reflexão 27. Aprende a dizer Não!

Aprende a dizer não! é o título da reflexão 27. do livro “Os Segredos da Minha Melhor Amiga – Um Diário de Pensamentos para Refletir”.
Quando eras criança, ensinaram-te que tinhas que obedecer ao pai e à mãe e tinhas que dizer sim ao que te pediam para fazeres. Tinhas que dormir à hora que te pediam, tinhas que comer quando te diziam, tinhas que ir para a escola mesmo quando te apetecia dormir mais um bocadinho.
Na escola tinhas que dizer sim à professora e ser obediente, fazer os trabalhos de casa e estudar. Foste crescendo a aprender que tinhas sempre que respeitar os pais, os avós, a professora e dizer que sim a tudo porque eles eram mais velhos e sabiam o que era melhor para ti.
Quando conseguiste o primeiro emprego, também tinhas que obedecer ao patrão, porque era no fundo quem te estava a dar uma oportunidade de trabalho e a pagar-te um salário ao fim do mês.
E assim seguiste pela vida, dizendo que sim a todos menos a ti própria. Agora estás cansada e tens a possibilidade de escolher começar a dizer e não sabes como!
Aprende a dizer não a todas as situações que te deixam triste e desconfortável e a dizer sim a todas as que contribuem para a tua alegria e o teu bem estar.
É um processo lento, mas quanto mais vezes disseres a palavra não mais confiante te vais sentir e o teu bem estar aumenta.
Pergunta à tua melhor amiga: A que situações eu posso dizer não?
Nota: Sabes aquela voz interior que nos suspira ao ouvido, como se nos estivesse a contar um segredo, que diz: “faz isto” ou “faz aquilo”? Eu chamo essa voz de minha melhor amiga.
No livro, “Os Segredos da Minha Melhor Amiga – Um Diário de Pensamentos para Refletir”, partilho contigo 57 reflexões que fiz com a minha melhor amiga e convido-te a fazeres o mesmo para que ouças a voz da tua melhor amiga.
No separador SEGREDOS, dei início à partilha das minhas reflexões publicadas no livro e aqui aprofundo-as um pouco mais.