Não te deixes intimidar pela Inteligência Artificial. Escreve!

A Inteligência Artificial (IA) está a entrar aos poucos no nosso dia a dia e há quem diga que aquilo a que estamos a assistir ainda é só no início.
Será que o trabalho do escritor | autor está a chegar ao fim?
Se procurares, vais encontrar vários vídeos que explicam como escrever artigos, livros, textos e muito mais, utilizando a IA. Só que a IA limita-se a recolher dados daquilo que já existem, isto significa que ao desenvolveres um texto com IA, estás a aceder a textos já elaborados por outros autores e consequentemente a “copiar” os seus trabalhos.
Desenvolver uma obra inteira recorrendo à IA também acarreta riscos, entre os quais pode ocorrer o que se chama de “desistência de informação”, ou seja, perder um personagem-chave ou ponto da trama. Além disso, já existe tecnologia que detecta se foi usada ou não IA na elaboração dos textos.
Até que ponto os avanços da Inteligência Artificial estão a quebrar as regras?
A Authors Guild, a principal organização profissional para escritores nos Estados Unidos, enviou uma carta aberta aos CEOs de importantes empresas de IA, a chamar a atenção para a injustiça inerente de construir tecnologias lucrativas de IA generativa usando trabalhos protegidos por direitos autorais e pede que estes obtenham consentimento, crédito e compensem de forma justa os autores.
A carta aberta enfatiza que “milhões de livros, artigos, ensaios e poesias protegidos por direitos autorais servem como base para sistemas de IA, mas os autores não receberam nenhuma compensação por suas contribuições”.
Não se sabe ainda qual será o resultado, mas o mais certo será que esta batalha ainda vai durar um longo tempo.
Os escritores | autores devem deixar-se intimidar perante estes avanços?
Segundo a Authors Guild, os escritores estão na verdade numa posição poderosa, pois são eles que podem moldar, se a tecnologia os vai ajudar ou prejudicar.
A Authors Guild elaborou um inquérito que concluiu que 13% dos escritores admitiram usar IA para atividades como brainstorming de ideias de personagens e criação de esboços.
Por isso, confiar na própria criatividade e julgamento para orientar o processo de escrita ainda é a melhor opção. Recorre à IA para te ajudar no fluxo do teu trabalho, como gerar ideias de histórias, nomes de personagens, verificar erros de gramática e ortografia, ou até, melhorar a estrutura das frases.
A IA ainda não consegue vencer a criatividade do ser humano
A criatividade dos escritores | autores é sempre surpreendente, por isso devemos confiar que de alguma forma as obras originais vão ser valorizadas pelos teus leitores.
Faz parte do trabalho do autor estabelecer uma ligação com os seus leitores e diferenciar-se por isso. Os leitores gostam de interagir com os seus autores favoritos e a IA nunca vai poder substituir o contacto humano entre o autor e o leitor. Esse sim é o futuro!
Fontes de informação | authorsguild.org | authorlink.com | www.writersdigest.com