Atenção Autores! Concursos e Prémios Literários 2025
2025 começa com várias oportunidades para dar a conhecer ao público a sua obra! Estão a decorrer candidaturas para nove prémios literários de âmbito nacional, que abrangem vários géneros literários e premeiam os autores com valores pecuniários. Lembre-se, que antes de enviar a sua candidatura, deve consultar atentamente os regulamentos e verificar como estão salvaguardados os seus direitos de autor.
Boa sorte!
Prémio LeYa
O Prémio LeYa tem por objetivo incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa, e destina-se a galardoar uma obra inédita de ficção literária, na área do romance, que não tenha sido apresentada em nenhum outro concurso com decisão pendente.
Data da candidatura: São admitidas a concurso todas as obras submetidas até às 23h59 do dia 30 de abril de 2025.
Prémio: O valor monetário do Prémio é de cinquenta mil euros.
Consulte o regulamento em www.leya.com
Prémio Literário Professor Adriano Moreira
O Prémio Literário Professor Adriano Moreira, destina-se a distinguir trabalhos inéditos, originais, não publicados em formato papel e/ou em plataformas digitais, nem concorrentes a outro concurso, na modalidade de “prosa – romance”, cuja temática incida sobre a Lusofonia, territorialmente de dimensão abrangente ou mais restrita.
Data da candidatura: O prazo do concurso decorre entre setembro de 2024 e termina a 30 de abril de 2025
Prémio: O Prémio será atribuído sob a forma de um diploma e de um troféu, executados pelo escultor transmontano António Nobre, e de um valor pecuniário de cinco mil euros.
Consulte o regulamento em www.cm-braganca.pt
Prémio Ibérico Álvaro Magalhães
O Prémio Ibérico Álvaro Magalhães, de categoria Literatura Infanto-juvenil, tem como propósito homenagear o escritor Álvaro Magalhães pelo seu contributo para a valorização e promoção da literatura infanto-juvenil de qualidade. Ao mesmo tempo, com a criação deste prémio, o Município de Valongo pretende incentivar a criatividade literária, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita nas línguas portuguesa e espanhola.
Data da candidatura: A candidatura deverá ser apresentada entre os dias 1 de dezembro de 2024 e 28 de fevereiro de 2025.
Prémio: Ao autor da obra vencedora será atribuído um prémio no valor pecuniário oito mil euros. Sendo ainda atribuída uma Menção Especial no valor de três mil euros a uma outra obra. Poderá haver lugar a prémios atribuídos ex aequo, sempre que o júri assim o entender, com a consequente divisão do valor pecuniário.
Consulte o regulamento em www.cm-valongo.pt
Prémio Literário Camilo Castelo Branco
O Prémio Literário Camilo Castelo Branco, instituído e patrocinado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, pretende promover a criação literária em língua portuguesa e destina-se a escritores lusófonos. Os autores interessados podem concorrer com uma obra publicada nos dois anos civis anteriores à edição do prémio, sendo permitidos textos nas modalidades de poesia, romance, novela, conto e teatro.
Data da candidatura: As candidaturas estão a decorrer até ao dia 16 de março de 2025.
Prémio: Valor pecuniário de sete mil e quinhentos euros.
Consulte o regulamento em www.famalicao.pt
Prémio Literário Manuel Boaventura
O Prémio Literário Manuel Boaventura, instituído e patrocinado pela Câmara Municipal de Esposende, contempla a modalidade de criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de língua portuguesa.
Data da candidatura: As candidaturas estão a decorrer até ao dia 31 de Janeiro de 2025.
Prémio: Valor pecuniário de sete mil e quinhentos euros.
Consulte o regulamento em www.municipio.esposende.pt
Prémio Literário Vitorino Nemésio
O Prémio Literário Vitorino Nemésio, instituído pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, tem como objetivo promover a criação literária em língua portuguesa, reconhecendo obras de ficção, poesia e não ficção. Aberto a autores de qualquer nacionalidade e faixa etária, desde que as obras sejam redigidas em língua portuguesa.
Data da candidatura: As candidaturas decorrem de 6 de janeiro de 2025 a 7 de março de 2025.
Prémio: Valor pecuniário de dois mil e quinhentos euros e publicação de até 300 exemplares da obra vencedora.
Consulte o regulamento em www.alra.pt
Prémio de Poesia de Oeiras
O Município de Oeiras tem ao longo dos anos assumido um papel de promotor e de patrono da poesia. Este papel tem-se materializado não só pelas diversas iniciativas que tem acarinhado, mas, sobretudo, porque possui no seu território uma infraestrutura cultural e paisagística única a nível nacional e internacional: o Parque dos Poetas. O Prémio de Poesia de Oeiras, que tem por objetivo galardoar trabalhos de poesia com elevada qualidade literária de autores de língua portuguesa e contempla duas modalidades: Prémio Consagração e Prémio Revelação.
Data da candidatura: As candidaturas decorrem até dia 15 de janeiro de 2025.
Prémio: O Prémio Consagração traduz-se na atribuição de um valor pecuniário no montante de vinte mil euros. O Prémio Revelação traduz-se na atribuição de um valor pecuniário no montante de cinco mil euros e na edição da obra premiada pelo Município de Oeiras com a chancela “Os Livros de Oeiras”.
Consulte o regulamento em www.oeiras.pt
Prémio Literário de Ficção Científica Mariano Gago | Era Uma Voz
O Prémio de Ficção Científica Mariano Gago | Era Uma Voz é uma iniciativa da Associação Era Uma Voz, com o objetivo de homenagear José Mariano Gago, através da criação literária na área da ficção científica, associando este género literário a uma personalidade absolutamente determinante na vida cultural, política e científica nacionais.
Data da candidatura: O prazo para entrega das candidaturas é 23H59 do dia 31 de Março de 2025.
Prémio: O Prémio tem o valor monetário de dois mil e quinhentos euros.
Consulte o regulamento em www.eraumavoz.pt
Prémio Literário António Augusto Costa Simões
A Câmara Municipal da Mealhada vai abrir as candidaturas ao Prémio Literário António Augusto Costa Simões, sendo aceites a concurso obras na modalidade romance, privilegiando-se temáticas diretamente relacionadas com o concelho da Mealhada.
Data da candidatura: As candidaturas decorrem de entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025.
Prémio: O Prémio tem o valor pecuniário de três mil euros e é complementado pela oferta da primeira edição da obra por parte do Município da Mealhada.
Consulte o regulamento em www.cm-mealhada.pt