A Origem das Princesas da Disney: Vaiana | Moana
Na véspera da estreia em Portugal do filme Vaiana 2, nada mais apropriado do que vos trazer mais um artigo sobre a origem das princesas da Disney.
Em Portugal, Moana chama-se Vaiana, devido ao nome “Moana” ser uma marca registrada em vários países europeus e isso poderia gerar conflitos com a Disney.
No primeiro filme, Moana embarca numa missão ousada para salvar seu povo. No caminho, ela conhece o poderoso semideus Maui e juntos, navegam pelo oceano aberto numa viagem cheia de ação, encontrando monstros enormes e probabilidades impossíveis.Nesta aventura, Moana descobre a única coisa que sempre buscou: a sua própria identidade.
Onde é que a Disney foi buscar a inspiração para a história de Moana?
Embora “Moana” seja da ilha fictícia Motunui, a história e a cultura do filme é baseada na herança e história muito reais de ilhas polinésias como Havaí, Samoa, Tonga e Taiti. A Polinésia Ocidental foi colonizada há cerca de 3.500 anos, mas as ilhas da Polinésia Central e Oriental não foram povoadas até 1.500 a 500 anos atrás. Isso significa que após chegarem a Fiji, Samoa e Tonga, os polinésios fizeram uma pausa de cerca de 2.000 anos, antes de viajarem novamente.
Ninguém sabe o motivo desta “Longa Pausa” ou por que os polinésios começaram a viajar novamente, mas várias teorias foram propostas, desde um vento favorável causado por um período prolongado de El Niño, até supernovas visíveis atraindo os observadores de estrelas para viajar. Outra possibilidade é o envenenamento por ciguatera causado pela proliferação de algas, forçando os polinésios a voltar a navegar para encontrar peixe longe da ilha.
Os polinésios eram um povo marítimo! A canoa de Moana foi inspirada na antiga e altamente eficiente canoa de viagem “Hokulea”. O design engenhoso (duas canoas amarradas juntas por travessas) permitiu que as canoas originais resistissem a mares agitados e carregassem mais peso, tornando possível ao povo polinésio navegar através do Oceano Pacífico.
No filme, Moana navega numa canoa de casco único muito menor. As canoas clássicas de casco duplo, são exibidas na caverna que Moana visita com sua avó e depois novamente no final do filme. O próprio nome de Moana significa “oceano” em muitas línguas polinésias, e o nome Tala, o nome da avó de Moana, significa “história” em samoano.
No filme, Moana usa as estrelas para navegar pelo mar. Essa técnica é chamada de “Wayfinding” e é usada há milhares de anos por viajantes polinésios. Os wayfinders observavam os padrões de voo dos pássaros para avaliar a direção da terra. Eles também soltavam um pássaro e determinavam que estavam perto da terra se o pássaro não retornasse. Os navegadores também observavam as mudanças nas ondas e ondulações do oceano. Os wayfinders também determinavam a sua posição medindo as estrelas, geralmente com suas próprias mãos, como retratado no filme.
Moana faz referência à mitologia polinésia por todo o filme, especificamente com o personagem Maui. Embora Maui não seja um retrato perfeito das lendas originais, a versão da Disney incorpora algumas histórias polinésias familiares e favoritas. Por exemplo, o filme retrata a lenda frequentemente contada do anzol de Maui e o seu papel em puxar terra do oceano para criar as ilhas polinésias.
A família é uma parte importante da cultura polinésia e é um tema significativo de Moana. No início do filme, Moana está confusa e em conflito sobre seu lugar na família e na ilha. Quando Moana passa a entender a história maior de sua família, que inclui seus ancestrais viajantes, ela começa a entender quem ela é.
O filme também mostra traços do livro clássico e emocionante “Call It Courage” de Armstrong Sperry e “Castaway” de Tom Hanks.
Se quiseres saber mais informações consulta as fontes que utilizei para a escrita deste artigo.
Fontes: www.disneyplus.com | www.familysearch.org | www.smithsonianmag.com