Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

A Origem das Princesas da Disney – Mulan

Created with Sketch.

A Origem das Princesas da Disney – Mulan

A história da jovem, que assumiu o lugar do seu pai no exército para honrar a sua família e salvar o seu país, tocou o coração de várias gerações.

O consenso académico é que Mulan é uma personagem fictícia, provavelmente desenvolvida no Norte da China, em resposta à maior independência das mulheres naquela região e como forma de reflexão sobre os valores e desafios da época.

Sabe-se que existiram mulheres que empunharam as armas na antiga China, como Fu Hao da dinastia Shang, que viveu há três mil anos. Ela era uma das 64 esposas do rei Wu Ding e converteu-se num general com milhares de homens sob o seu comando.

O conto teve provavelmente a sua origem no Período Wei e a obra original “O Poema de Mulan”, que data do século VI d.C.,  reflete as influências dos povos mongóis-turcos na região com foco na piedade filial. Neste poema, a protagonista toma o lugar do pai no exército, pois este não tem filhos varões e faz-se passar por homem durante 12 anos.

O poema começa com Mulan sentada no seu tear a suspirar, após ter visto a convocação do governo que mobiliza as tropas e na qual consta o nome do seu pai. O seu irmão mais novo é apenas um bebé e o seu pai é velho demais para servir, então ela diz à família que tomará o lugar dele, pois é bem versada em artes marciais, equitação, arco e flecha. Ninguém se opõe, então ela compra um cavalo e equipamento e vai para a guerra.

Posteriormente, “A Canção de Mulan” da Dinastia Tang (618-907 d.C.), mantém o tema enquanto muda o período de tempo e foco. A peça “A Mulher Mulan” (séc. XVI) modifica temas anteriores e devolve a ação para a época do Wei do Norte com um final feliz. Aqui Mulan é retratada como  uma donzela guerreira, que após regressar a casa no fim da guerra, tira as vestes masculinas e volta a prender os seus pés, uma prática comum em pés femininos da época. A obra termina com o casamento de Mulan com um marido escolhido pelos pais.

Outras versões surgiram nos anos seguintes, até que a história retorne à conclusão da alegre reunião familiar e do casamento. Adaptações nos anos 1930 apresentam Mulan como uma heroína nacional e um símbolo chinês num momento de luta contra a invasão japonesa. Mais tarde, a personagem teve um papel importante na ideologia política do Partido Comunista em defesa da igualdade de género.

A lenda de Mulan foi apresentada pela primeira vez em filme na China em 1939 sob o título “Mulan junta-se ao exército” . Aqui a personagem foi apresentada como uma nacionalista ardente cujo zelo pelo seu país e heroísmo envergonha os seus companheiros homens durante todo o seu período de serviço. Depois de servir honrosamente, ela retorna para casa, revela ao seu companheiro mais próximo que ela é uma mulher e os dois casam-se.

É difícil precisar a data exata da primeira aparição de Mulan em inglês, mas sabe-se que as traduções da “Balada de Mulan” começaram a aparecer por volta do século XIX. “A Mulher Guerreira” foi apresentada amplamente aos leitores nos EUA e nas traduções para outros países, já no século XX. O livro recebeu vários prémios e menções honrosas e passou a ser divulgado nas escolas e universidades, conquistado leitores em todo o mundo.

O filme de animação da Disney (1998), ajudou a que a personagem Mulan, se tornasse um fenómeno global. Esta versão conta com alterações tipicamente da Disney, como as personagens de um dragão falante, um grilo senciente e um cavalo aparentemente autoconsciente. Mantém-se o final feliz do reencontro de Mulan com seu pai e família, e a sugestão de que ela se casará com o belo comandante com quem serviu.

O filme mais recente “Mulan” (2020), incorpora uma série de motivos e personagens para contar a história para uma nova geração. A cena inicial em que Mulan está cavalgando e percebe que duas lebres correm lado a lado, é uma alusão direta à versão mais antiga da lenda quando o narrador aponta que ninguém percebe a diferença de género quando as lebres correm uma ao lado da outra.

Se quiseres saber mais sobre a origem de Mulan, podes consultar as fontes que utilizei para escrever este artigo.

www.worldhistory.org | www.nationalgeographic.pt | abilenetx.gov | mulanbook.com

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.