Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

A Origem das Princesas da Disney – A Bela e o Monstro

Created with Sketch.

A Origem das Princesas da Disney – A Bela e o Monstro

A Origem da história

Alguns estudiosos acreditam que a história de “A Bela e o Monstro” pode ter uma história muito mais longa e pode ter as suas raízes no conto de Cupido e Psique, relatada na obra Metamorfoses ou O Asno de Ouro, de Lúcio Apuleio.

Por todo o mundo, outros contos e histórias apresentam semelhanças à Bela e o Monstro! Na Índia, O Panchatantra que é a mais antiga coleção de fábulas indianas, conta a história “A mulher que casou com a cobra”; Na Dinamarca “A Bela e o Cavalo”, Na Alemanha “O Sapo Encantado”; Na Grécia “O Príncipe Serpente”; Na Suíça “O Príncipe Urso”; entre outros.

Apesar do conto ter muitas variantes por todo o mundo, permanecem constantes os temas da inveja não recompensada e de se aprender a amar o próximo, mesmo que ao início ele pareça um monstro.

A Origem da Versão da Disney

A versão da Disney de “A Bela e o Monstro” é baseada no conto de fadas “La Belle et la Bête”, de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve, publicado em 1740 numa coleção de histórias chamada La Jeune Américaine, et Les Contes Marins. Na altura, a autora alegou que ouviu esta história a bordo de um navio para a América.

No conto original, o Monstro era um jovem príncipe que perdeu o seu pai! A sua mãe, para defender o seu reino, teve que travar uma guerra e deixou o seu filho aos cuidados de uma fada má. Quando o príncipe se tornou um adulto, a fada tentou seduzi-lo e quando ele recusou, ela transformou-o no Monstro.

Bela, no conto original, não era filha de um mercador, mas sim de um rei e de uma fada boa. A fada má tenta assassiná-la para poder casar com o seu pai e para escapar à morte, Bela é colocada no lugar da filha morta de um mercador.

Em 1756, Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, simplificou o conto e transformou-o num verdadeiro conto de fadas e foi publicado sob o título “La Belle et La Bête”.

Nenhuma das duas versões acima descreve realmente a aparência do Monstro, só dizem que ele é feio, peludo, feroz e assustador. O Monstro que conhecemos nos dias de hoje é fruto da imaginação de ilustradores e animadores.

Há também quem encontre semelhanças no conto dos irmãos Grimm, “Uma andorinha que canta e pula”, onde o príncipe se transforma em leão durante o dia e retoma o seu aspeto humano à noite.

O Filme da Disney

O filme de animação “A Bela e o Monstro” da Disney, teve a sua estreia em 1991 e foi um enorme sucesso de bilheteira. O filme obteve o Globo de Ouro de Melhor Filme – Musical ou Comédia e foi o primeiro filme de animação a ser indicado para o Oscar de Melhor Filme. Venceu nesse ano os óscares de Melhor Banda Sonora e Canção Original. Em 1994, tornou-se o primeiro filme da Disney a ser adaptado para um musical da Broadway.

Outros Filmes e Séries

A Disney não foi a primeira a fazer um filme de “A Bela e o Monstro”. O primeiro filme de “A Bela e o Monstro”, de Jean Cocteau teve a sua estreia em 1946. Seguiram-se outras versões de Fielder Cook (1976); de Eugene Marner (1987); de Ron Koslow (1987-1990) uma série de televisão que durou três temporadas; de Gary Trousdale e Kirk Wise (1991); de Christophe Gans (2014); de Bill Condon (2017).

Fontes: www.storytimemagazine.com | www.pookpress.co.uk | sites.pitt.edu | www.grimmstories.com | www.timeout.pt

Imagem gerada por IA em https://leonardo.ai/

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.