Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

A Origem das Princesas da Disney – Cinderela

Created with Sketch.

A Origem das Princesas da Disney – Cinderela

Os contos populares que fazem referência à história da Cinderela, aparecem na China antiga e no antigo Egito, no entanto os detalhes da narrativa mudam dependendo das origens culturais do contador de histórias.

Quando o francês Charles Perrault a publicou pela primeira vez em 1697 no seu livro “Les Contes de ma mère l’Oye” (Os Contos de Minha Mãe, a Gansa), a história da Cinderela era já era bem conhecida na Europa, por isso o sucesso da publicação foi imediato e rapidamente foi traduzido para inglês.

Na versão de Charles Perrault, Cinderela é ajudada pela sua fada madrinha a ir aos três dias de baile do príncipe. A cada noite a fada transforma com a sua varinha mágica, uma abóbora numa carruagem, ratos em cavalos, lagartos em lacaios e transforma a roupa de Cinderela em lindos vestidos. A única condição que a fada madrinha impôs a Cinderela era que ela teria que voltar sempre antes da meia noite e ela assim fez. Na última noite ao correr para sair do baile, Cinderela perde o sapatinho de cristal e o príncipe pede a um cavaleiro que procure a bela princesa pelo reino e a leve de volta ao palácio e assim aconteceu. Nesta versão as irmãs más arrependem-se de todo o mal que fizeram a Cinderela e pedem-lhe perdão. Ela aceita e leva as irmãs para viverem no palácio.

Em 1812, os irmãos Grimm também publicam a história de Cinderela, mas na sua versão a heroína chama-se Aschenputtel e não existe fada madrinha. Os desejos são concedidos a Cinderela através de uma árvore que cresce junto ao túmulo da sua mãe e que ela rega com as suas lágrimas. Uma pomba aparece por entre os ramos da árvore e durante três noites transforma as suas roupas em lindos vestidos e calça-a com sapatinhos de ouro. Na terceira noite a princesa deixa um sapatinho de ouro na escadaria e o príncipe manda os seus mensageiros pelo reino em busca de Cinderela. Nesta versão, mais macabra como é típico dos irmãos Grimm, as irmãs de Cinderela são forçadas pela madrasta má a cortar partes dos pés para que o sapatinho de ouro coubesse nos seus pés, mas foram sempre descobertas. Na festa de casamento as pombas brancas que tinha ajudado Cinderela, atacam as suas irmãs e bicam-lhes os olhos deixando-as ficar cegas.

A versão da Disney, foi lançada nos cinemas em 1950 com o título “Cinderella” e foi adaptada do livro de Charles Perrault. A decisão de Walt Disney de fazer Cinderela veio em parte de sua crença de que um conto de fadas com uma heroína atraente teria mais possibilidade de fazer sucesso junto ao público americano do pós-guerra. Anos mais tarde Walt disse numa entrevista que o grande sucesso de Cinderela se deveu ao facto de ter tocado no coração das pessoas, porque sentiram pena dela e choraram, torceram pela felicidade dela e riram.

Fontes: www.best-books-for-kids.com | www.editorawish.com.br | www.waltdisney.org

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.