Reflexão 8. Não tenhas medo de errar!
![](https://lauraguimaraes.com/wp-content/uploads/2024/05/SEGREDOS.jpg)
Não tenhas medo de errar! é a reflexão 8. do livro “Os Segredos da Minha Melhor Amiga – Um Diário de Pensamentos para Refletir”.
Já cometeste alguns erros na tua vida! Com alguns aprendeste lições e outros levaram-te para caminhos na tua vida que nunca imaginaste! Outros erros insistes em repetir e parece que nunca mais aprendes a “lição”.
Já reparaste que associado ao erro está sempre associada a dualidade? Sim, porque já comeste erros por falta de confiança e outros por excesso de confiança, já comeste erros porque arriscaste algo na tua vida e outras porque deixaste de arriscar, já comesteste erros porque mentiste e outras porque disseste a verdade, já cometeste erros porque confiaste em alguém e porque não confiaste, já cometeste erros por amor e por desamor! Eu podia continuar a dar-te outros exemplos, mas como vês não é fácil saber o que é certo!
Seja qual for a situação, errar faz parte da vida e o mais importante é que não te culpes pelas tuas falhas, mas que as vejas como uma forma de aprender algo novo. Essa experiência ajuda-te a encontrar novas formas de fazeres melhor na próxima vez. Por isso, não te culpes e encara os teus erros como uma forma de te fortaleceres e como uma aprendizagem para melhorares a tua autoconfiança.
Se olhares à tua volta vês que os que te rodeiam também erram, mas és mais condescendente com os erros dos outros do que com os teus próprios erros. O que esta reflexão pretende é que não te culpes tanto, que não tenhas medo de arriscar, que não tenhas medo de fazer coisas novas na tua vida com medo de errar.
Sabes que vais sempre arrepender-te por aquilo que deixaste de fazer, por isso tenta de novo e se voltares a errar tenta novamente, mas não desistas se achas que é o correto para ti!
Pergunta-te: O que aprendi com os meus erros? Como posso fazer melhor da próxima vez?
Nota: No separador Segredos, dei início à partilha das minhas reflexões publicadas no livro “Os Segredos da Minha Melhor Amiga – Um Diário de Pensamentos para Refletir”, e aqui aprofundo-as um pouco mais. Estas reflexões, são baseadas na minha experiência pessoal e não são uma verdade absoluta, por isso, convido-te a fazeres as tuas próprias reflexões e a escutares a voz da tua melhor amiga. Se assim o entenderes podes partilhar os teus pensamentos e emoções nos comentários.