Escrita Criativa – Uma forma de arte que vai além da escrita tradicional
A Universidade de Oxford define a escrita criativa como “uma forma de arte que vai além da escrita tradicional, permitindo que os indivíduos expressem seus pensamentos, emoções e ideias por meio do poder das palavras”. Para o escritor, a expressão da escrita criativa surge através da criação de textos originais, que vão desde a poesia, ao conto, aos textos literários ou guiões.
Os Benefícios da Escrita
A expressão do ser humano e da sua individualidade através da escrita é benéfica para o próprio e deve ser uma prática na sua vida. O exercício de escrever pode ser feito por qualquer pessoa, seja como forma de exteriorizar sentimentos e pensamentos, ou pelo simples prazer de escrever.
Está provado que a escrita também pode ser uma ferramenta utilizada na psicologia e uma poderosa aliada na área da saúde mental e bem-estar! O journaling “escrita terapêutica” ou “escrita reflexiva”, é uma prática que incentiva a escrever regularmente, envolvendo a expressão de pensamentos, sentimentos, experiências e reflexões pessoais.
A Importância da Escrita à Mão
Vários trabalhos científicos publicados têm defendido o uso da escrita à mão, entre os quais o de Karin James e Virginia Berninger, que desenvolveram estudos em que provaram que escrever à mão ativa partes do cérebro fundamentais para o desenvolvimento humano, como a capacidade de escrever e compreender textos. “A caneta é mais poderosa que o teclado”, é o título de um outro estudo desenvolvido pelos investigadores da Universidade de Princeton e da UCLA, Pam A. Mueller e Daniel M. Oppenheimer, que chegou às mesmas conclusões.
No entanto, verifica-se que cada vez mais se recorre à inteligência artificial para gerar textos e começamos a perder a capacidade de ser criativos e de nos expressarmos através das palavras. Países onde a aprendizagem nas escolas começou a ser feita em computadores, chegaram à conclusão que as crianças tinham mais dificuldades de aprendizagem e menos rendimento escolar e estão agora a regressar ao método de ensino manuscrito.
Felizmente, em contra corrente, assistimos a cada vez mais pessoas em busca de formações e cursos de escrita criativa. São várias as ofertas formativas de Escrita Criativa, que vão desde os mestrados a workshops de poucas horas, mas se quiseres podes começar a praticar em casa fazendo exercícios simples.
A Escrita Criativa e a Criação de Textos Originais
A escrita criativa é um desafio para quem a desenvolve! É importante que a escrita flua e para tal o autor tem que deixar “uma parte de si” nas suas palavras. Escrever envolve reavivar memórias da própria vida do autor e expressar sentimentos guardados e por vezes dolorosos, mas também pode ser libertador e levar o autor para mundos imaginários, em que a expressão pela palavra se pode tornar mais divertida e leve.
A melhor forma de começares a desenvolver a tua capacidade de escrever é descrevendo aquilo que te rodeia! Coloca os teus cinco sentidos em ação e descreve o que vês, os aromas que sentes, os sons que escutas, as sensações de toque e os sabores dos alimentos. Relê o que escreveste e acrescenta pormenores e detalhes que enriquecem os teus textos. Desenvolve a tua escrita sempre que possível e verás que aos poucos estarás mais confortável com as palavras e podes começar a encontrar inspiração para seres criativo nas tuas histórias.
Existem também alguns livros que podem ajudar a desbloquear a escrita! Louis Timbal – Duclaux, tem dois livros editados pela Pergaminho que te podem ajudar se quiseres escrever um livro: “Eu escrevo Contos e Novelas” e “Eu Escrevo o Meu Primeiro Romance”. Podes também encontrar livros dedicados à escrita criativa que se dirigem a todas as idades aqui www.wook.pt
Que a frase do autor William Faulkner sirva para a tua inspiração: “a única responsabilidade do escritor é para com sua arte”.
Fontes: oxfordsummercourses.com | www.bbc.com | myplanet.pt | novasbe.pt | www.pergaminho.pt