Cidade de língua portuguesa recebe o título de Capital Mundial do Livro
A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, nomeou o Rio de Janeiro, no Brasil, como a Capital Mundial do Livro para 2025. Esta é a primeira vez em que uma cidade de língua portuguesa recebe o título.
A Capital Mundial do Livro, é uma iniciativa da Unesco, com o objetivo de incentivar a cultura. As cidades designadas como Capital Mundial do Livro pela Unesco comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.
Em 2001, Madrid foi a primeira cidade a quem atribuída o título de Capital Mundial do Livro, seguindo-se outras cidades mundiais, mas nenhuma delas de língua oficial portuguesa. A candidatura do Rio de Janeiro, foi reconhecida pela Unesco e pelo Comité Consultivo da Capital Mundial do Livro, pela importância do património literário do Rio de Janeiro e pelo seu plano de ação para promover a literatura, publicação sustentável e leitura entre os jovens, aproveitando as tecnologias digitais.
No Rio de Janeiro, o ano de comemorações terá início em 23 de abril de 2025, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.
Saiba mais em news.un.org