Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

10 Livros para ler no Dia Mundial da Música

autora - writer

Created with Sketch.

10 Livros para ler no Dia Mundial da Música

Dia 1 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Música, data que foi instituída em 1975 pelo International Music Council (IMC), instituição criada pela UNESCO em 1949. O IMC defende o acesso à música para todos e trabalha para que sejam cumpridos direitos musicais, entre os quais os que se dirigem a crianças e adultos de uma forma geral, que são: Expressar-se musicalmente com toda liberdade; Aprender linguagens e habilidades musicais; Ter acesso ao envolvimento musical por meio da participação, escuta, criação e informação.

Uma das formas de incentivar a cultura e aprendizagem musical é através dos livros e por isso neste dia, deixo aqui algumas sugestões que não só nos dão a conhecer músicos e bandas que marcaram gerações, mas que também contribuem para a cultura musical de quem os lê.

As Guerras do Fado – Debates e polémicas sobre a Canção Nacional de Alberto Franco, publicado pela Editora Guerra & Paz. Reconhecido pela Unesco como Património Cultural Imaterial da Humanidade, muitos foram os ataques de que o fado foi alvo desde que surgiu. Neste livro o autor, refere como o fado foi visto como uma forma de controlo cultural da ditadura e como foi alvo de vários ataques. Eça de Queiroz considerou-o uma «comédia». O pedagogo António Arroio propôs a troca do fado pelo canto coral, e o médico Samuel Maia acusou-o de fazer mal ao fígado… Muita gente se indignou ao ouvir Amália cantar Camões, e, no pós-25 de Abril, o fado foi confundido com a ditadura que acabara de ser derrubada.

As Guerras do Fado

Sobreviventes – O Rock em Portugal na Era do Vinil de Pedro de Freitas Branco, publicado pela Marcador. Este livro narra a história da cultura pop/rock em Portugal e traça também necessários cruzamentos histórico-culturais, habitualmente esquecidos, entre a cultura pop/rock e importantes caminhos artísticos como o da Renovação da Canção Portuguesa, da música africana, ou da chamada canção ligeira. Apresenta ainda uma narrativa paralela de constante confronto entre manifestações musicais, sociológicas e políticas de Portugal com contextos paralelos pelo mundo fora.

Sobreviventes

O Poder da Música – Uma Viagem pelo Mundo em Busca de Músicos que Fazem a Diferença de Osseily Hanna, publicado pela Bizâncio. Para escrever este livro o autor percorreu treze países diferentes, em cinco continentes e traz-nos a história de vida de alguns dos mais espantosos músicos que lutam contra obstáculos intransponíveis para que se instale a paz e a harmonia em lugares tão difíceis como o campo de refugiados de Shuafat, na Palestina, a Tanzânia, o México, a Irlanda, o Kosovo, entre outros.

O Poder da Música

Música, Só Música de Haruki Murakami e Seiji Ozawa, publicado pela Casa das Letras. Haruki Murakami gosta tanto de música moderna e de jazz como de música clássica. Esta paixão não só o levou a ser dono de um clube de jazz em Tóquio, o famoso Peter Cat, como a impregnar de referências e vivências musicais a maioria dos seus romances e contos. Neste livro, o escritor japonês mais famoso do mundo partilha com os leitores os seus gostos, as suas opiniões e, sobretudo, o desejo de saber tudo e mais alguma coisa sobre a arte da música, elemento de união entre milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Música, Só Música

António Variações – Uma Biografia de Bruno Horta e Helena Soares, publicado pela Suma de Letras. Mesmo com pouco tempo de vida e música, os autores referem como António Variações nos deixou a todos um legado único e extraordinário que ainda hoje inspira tantos músicos e artistas portugueses. Este livro é resultado dessa inspiração e também uma homenagem a um homem que nos deu tudo o que tinha para dar.

António Variações – Uma Biografia

Zé Pedro – Uma biografia de André Rito; Ilustração de Pedro Lourenço, publicado pela Suma de Letras. Este livro fala-nos da vida, a alegria, rebeldia e carreira de Zé Pedro, um dos mais importantes nomes do rock português. Através de episódios contados pelos amigos e família do guitarrista, pode recordar por exemplo, o primeiro concerto dos Xutos & Pontapés onde a banda tocou seis músicas em cinco minutos e a consagração da banda com o disco Circo de Feras.

Zé Pedro – Uma biografia

GNR – Onde nem a beladona cresce de Rui Reininho, Toli César Machado e Jorge Romão, publicado pela Porto Editora. Este livro é a biografia oficial da banda portuguesa mais original das últimas quatro décadas. A história dos GNR confunde-se com a história do pop rock em Portugal e este livro fala-nos do princípio da banda, os sonhos, os palcos e as emoções, os sucessos e as conquistas, os aplausos e as canções.

GNR – Onde nem a beladona cresce

Bowie – Uma Biografia de María Hesse, publicado pela Suma de Letras. Este livro aborda todos os aspectos da vida de David Bowie, os seus enigmas e anedotas. Descreve como desafiou as regras da música e se tornou um ícone de sua geração e uma referência para as gerações presentes e futuras.

Bowie – Uma Biografia

I’m Your Man – A Vida de Leonard Cohen de Sylvie Simmons, publicado pela Tinta da China. Nesta biografia, Sylvie Simmons, conceituada jornalista internacional de música rock e pop (autora também das biografias de Neil Young ou Serge Gainsbourg), apresenta como nunca antes a extraordinária vida e o génio criativo de Leonard Cohen, ao mesmo tempo que guia o leitor numa viagem por toda a sua obra artística.

I’m Your Man – A Vida de Leonard Cohen

Verdade Tropical de Caetano Veloso, publicado pela Companhia das Letras. Este livro é uma espécie de autobiografia, em que Caetano Veloso se debruça sobre o seu percurso pessoal, musical e literário e faz um acerto de contas com a sua vida e a do seu país.

Verdade Tropical

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.