Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

8 Livros para oferecer aos mais pequeninos no Dia Mundial da Criança

autora - writer

Created with Sketch.

8 Livros para oferecer aos mais pequeninos no Dia Mundial da Criança

Dia 1 de Junho celebra-se o Dia Mundial da Criança. Estabelecido oficialmente em 1950, este dia tem como objetivo sensibilizar para os direitos das crianças e melhorar as suas condições de vida. Neste dia é comum assistimos à organização de vários eventos que celebram a data e surgem vários alertas para diversos problemas que ainda necessitam de ser solucionados por forma a melhorar a qualidade de vida das crianças. Um dos problemas continua a ser a educação escolar e prova disso são as várias campanhas a solicitar donativos de livros e material escolar para as escolas.

No entanto, existem boas notícias, pois segundo a Gfk, o segundo género literário mais vendido em Portugal no primeiro trimestre de 2022 foi o infantojuvenil, com um peso de 33,5% no total das vendas. Talvez este seja um sinal de que há cada vez mais consciência da importância da leitura por parte dos mais pequeninos.

Ler é essencial para o desenvolvimento das crianças e são cada vez mais os livros com mensagens didáticas e preocupados em sensibilizar as crianças para os problemas do seu dia a dia. Se este ano decidiu oferecer um livro neste dia tão especial, deixo aqui algumas sugestões, não só de histórias fantásticas mas também de histórias que abordam temas que vão desde como lidar com a morte, o medo do escuro, a ansiedade, a obesidade, a hemofilia e a dermatite atópica.

Na legenda das figuras tem o link para mais informações sobre as publicações.

“Noa”, de Susana Cardoso Ferreira, com ilustrações de Raquel Costa da Oficina do Livro. Este livro foi considerado pela Biblioteca Internacional da Juventude uma das melhores obras literárias para crianças e jovens de 2021. Noa é uma menina que deixa de falar depois de perder os pais. Ela vai viver com o avô e tudo começa a mudar quando se cruza com um corvo e uma professora reformada.

“Para que serve?”, de José Maria Vieira Mendes, com ilustrações de Madalena Matoso, é editado pela Planeta Tangerina. Este livro foi também considerado pela Biblioteca Internacional da Juventude uma das melhores obras de literatura para crianças e jovens de 2021. Este livro, em vez de responder às perguntas, faz perguntas às perguntas.

”Quando a porta fica aberta”, de Luísa Sobral, ilustrado por Camila Beirão, é da Editorial Caminho. O livro é sobre as mil e uma coisas fantásticas que podem acontecer dentro do armário do quarto da Emília quando se apaga a luz!

“Viagem ao Centro do Escuro” de David Machado e ilustrações de Madalena Moniz é da Editorial Caminho. Este livro conta a história de dois irmãos que enfrentam juntos o medo do escuro, com tudo o que a ausência de luz tem dentro: monstros, muita imaginação e aventuras fantásticas sem nunca saírem do quarto ou ligarem a luz.

A Sanofi com o apoio da Associação de Dermatite Atópica em Portugal (ADERMAP), lançou uma coleção de seis livros infantis dedicados à dermatite atópica. A personagem principal é a Diana e o seu melhor amigo A6-11, que contam aos mais pequeninos como viver com a dermatite atópica aos mesmo tempo que podem divertir-se a colorir os livros.

A Associação Portuguesa de Hemofilia e Outras Coagulopatias (APH), em parceria com a SOBI, anunciou o lançamento do livro infantil “Pedro – O primeiro dia de escola”. Este livro, da autoria de vários médicos, é dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos, visa abordar o tema hemofilia de um modo leve e natural através do protagonista da história, o Pedro.

“Cuida de Ti – Orientações para Uma Vida Saudável” é um livro destinado a todas as crianças, adolescentes, famílias e escolas, e através de conteúdos simples, apelativos e didáticos. Este projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em conjunto com o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) e conta com o apoio da Missão Continente para chegar às comunidades escolares de todo o país.

“Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade” do psicólogo Paulo José Costa, é um livro que aborda aspetos particulares e apresenta soluções práticas que auxiliam as crianças e os seus pais, a melhor abordarem as dificuldades decorrentes da ansiedade com impacto no funcionamento pessoal, familiar, escolar e social.

 

Foto do Artigo Tima Miroshnichenko no Pexels

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.