Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

Viagem pelas Bibliotecas Municipais – Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago

autora - writer

Created with Sketch.

Viagem pelas Bibliotecas Municipais – Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago

Numa cidade acordada, uma biblioteca sem sono.

Após a leitura de “5 Bibliotecas Portuguesas para apaixonados por livros”, um artigo que publiquei sobre as bibliotecas patrimoniais, Maria Paula Santos, bibliotecária da Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, lançou-me o desafio de escrever sobre as bibliotecas municipais. Na mensagem que gentilmente me enviou, salientou a importância das bibliotecas municipais, pois “desenvolvem um trabalho muito importante de proximidade junto das pessoas de cada comunidade (desde crianças a adultos) na construção e consolidação de hábitos de leitura”.

Aceitei de imediato o desafio e com este artigo, dou início a uma viagem pelas Bibliotecas Municipais portuguesas, que se vai prolongar pelo ano de 2022.

Naturalmente o destaque de hoje das “Viagem pelas Bibliotecas Municipais” vai para a Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, fundada em 21 de Junho de 1874. No âmbito do programa da Rede Nacional de Leitura Pública, inaugura um novo edifício no dia 30 de Abril de 1993, assumindo-se como um lugar de desassossego cultural, um ponto de encontro, uma casa. A casa do livro e da cultura.

A biblioteca faz parte da Rede de Bibliotecas José Saramago, criada no dia 22 de março de 2019, mediante protocolo assinado pelas Bibliotecas fundadoras e pela Fundação José Saramago. As Bibliotecas desta rede realizam actividades em torno da obra ou herança intelectual de José Saramago, promovem o intercâmbio entre as bibliotecas e centros de documentação, desenvolvem exposições itinerantes, além de trabalharem em conjunto em outros projetos.

É uma biblioteca moderna, cuja tipologia reflete a filosofia de funcionamento de uma biblioteca pública, com sectores de adultos, infantil, multimédia e internet, publicações periódicas, audiovisual, cafetaria e auditório. Centrada nos livros e nos mais recentes suportes da informação, disponibiliza aos seus utilizadores um fundo bibliográfico de mais de 120.000 documentos, livros, CDs musicais, CD-ROM multimédia, DVD de cinema e musicais, recursos electrónicos, jornais e revistas.

Paralelamente, a biblioteca tem uma agenda cultural que abrange, não só encontros com escritores, como atividades para pais e filhos e outras atividades que convidam o público a visitar este espaço de cultura. Vale a pena visitar esta biblioteca no coração da cidade de Beja.

Para mais informações e consultar a agenda aceda a cm-beja.pt/biblioteca e facebook.com/bibliotecamunicipaldebeja

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.