12 Conselhos Inspiradores para Novos Escritores
Se escreveu um livro e não o conseguiu publicar, ou já publicou mas não conseguiu chegar aos leitores e ser bem sucedido, não desista. Se a escrita é a sua paixão persista no seu sonho e continue a escrever. Autores premiados e recordistas de vendas, deixam alguns conselhos inspiradores e palavras de incentivo, para enriquecer a sua escrita.
1. Margaret Atwood, é autora de romances, poemas, contos, ensaios e crítica literária. O seu título mais conhecido é A História de uma Serva (The Handmaid’s Tale), um livro publicado em 1985, que nunca deixou de ser publicado desde então e com milhões de cópias vendidas em todo o mundo, estando já adaptado para série televisiva.
Pegue num caderno. Anote as coisas que vêm à sua cabeça e que acha que podem ser úteis mais tarde;
Fonte: Margaret Atwood’s Top 5 Writing Tips
2. George R. R. Martin, é roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia. É mais conhecido por escrever a série de livros de fantasia As Crónicas de Gelo e Fogo, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.
“O coração humano em conflito consigo mesmo é a única coisa sobre a qual vale a pena escrever”
Fonte: 10 Writing Tips from George R. R. Martin on how he wrote Game of Thrones
3. C. S. Lewis, foi professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e teólogo. C. S. Lewis escreveu muitos livros, mas foram As Crónicas de Nárnia que deram o seu nome a ser conhecido no mundo.
Escreva com o ouvido e não com os olhos. Escreva apenas sobre coisas que lhe interessam. Seja claro. Lembre-se de que os leitores não podem conhecer sua mente.
Fonte: C.S. Lewis – His Practical Advice for Writers
4. Brandon Sanderson, é escritor de fantasia e ficção científica. Ele é mais conhecido pela saga Mistborn e por substituir o escritor americano Robert Jordan (1948-2007) na série de fantasia A Roda do Tempo (The Wheel of Time).
Trate-o (o livro) como algo a que vai dedicar algum tempo e vai praticar, e não se stress com a publicação. Stress ficando melhor na sua arte. E se fizer isso, o resto se seguirá. Você é o produto do seu tempo de escrita.
Fonte: Brandon Sanderson’s advice for aspiring writers
5. J. K. Rowling, é escritora, roteirista e produtora cinematográfica, conhecida mundialmente pela série de livros Harry Potter. Esta obra já vendeu mais de 500 milhões de exemplares em todo o mundo e deu origem a oito grandes produções cinematográficas.
Leia o máximo que puder. Renda-se ao facto de que vai escrever um monte de lixo. Persista.
Fonte: 10 Writing Tips from J.K. Rowling
6. Stephanie Meyer, é escritora conhecida pelos best-sellers da série Crepúsculo (Twilight).
“Escreva pelo prazer de escrever e não se preocupe com o resto”
Fonte: Stephanie Meyer’s Advice For Writers!
7. George Lucas, é produtor cinematográfico, filantropista, roteirista e diretor de cinema. Ficou mundialmente conhecido como criador de Star Wars e Indiana Jones.
Sempre tente escrever a sua história de uma forma que seja sobre ambos – As grandes e importantes questões globais, bem como temas pessoais individuais.
Fonte: George Lucas Writing and Directing Tips from Star Wars
8. Isabel Allende, é escritora, tendo sido o seu primeiro êxito e livro A Casa dos Espíritos. Entre os romances que conquistaram o público estão Longa pétala de mar, Eva Luna, Paula, Filha da Fortuna, A Ilha debaixo do mar e Zorro – O Começo da Lenda.
Escreva. Se você quer praticar desporto você treina todos os dias, se você quer competir você tem que treinar, e ninguém vê o treino, ninguém se importa muito com o treino, mas se você não faz isso você não está preparado para a competição ou para jogar o jogo. Assim como um escritor, você tem que escrever todos os dias e treinar. Para cada página boa você terá vinte páginas que vão acabar no lixo, não importa, esse é o seu treino.
Fonte: Isabel Allende’s Advice to Young Writers
9. Danielle Steel, é escritora e uma das mais populares autoras de bestsellers, tendo vendido mais de 650 milhões de exemplares em todo o mundo. Entre os seus títulos mais conhecidos estão Tempo para Amar, Uma Vez na Vida e Laços Familiares.
Para quem também escreve, eu sempre digo que não existe uma ‘maneira certa’ de fazer isso (ou qualquer coisa na vida). Algumas pessoas escrevem meia página por dia e agonizam com cada palavra e frase. Outros escrevem páginas e páginas, e tudo bem também. O que importa é que funcione. Não se compare ao estilo ou hábitos de escrita de outra pessoa. Cada um de nós faz o que funciona melhor para nós.
Fonte: Danielle Steel Writing
10. Neil Gaiman, é autor de contos, romances, banda desenhada e roteiros. Entre os seus títulos mais conhecidos, encontram-se os romances Deuses Americanos e O Oceano no Fim do Caminho, os livros infantis Odd e os Gigantes do Gelo. Entre as suas obras estão também Sandman e Eternals.
Termine as coisas. Escreva coisas que as pessoas queiram ler. Escreva coisas com as quais você se importa. Toda a ficção tem que ser o mais honesta possível, porque é a isso que as pessoas respondem.
Fontes: Neil Gaiman’s advice for aspiring writers ; Writing Advice from Neil Gaima
11. Paulo Coelho, é escritor, foi encenador e dramaturgo, jornalista e compositor. O seu livro Alquimista, é considerado o livro brasileiro mais vendido de sempre.
Se tens o sonho de escrever livros, não podes ficar só no desejo, tens que escrever.
Fonte: Conversa com Bial
12. José Rodrigues dos Santos, é jornalista, professor universitário e escritor. Entre as suas obras de ficção encontramos O Codex, A Fórmula de Deus e A Chave de Salomão, Vaticanum e o mais recente O Jardim dos Animais com Alma.
A grande literatura é sobre a verdade. O que faz um grande romance é a capacidade que ele tem de expor a verdade.
Fonte: José Rodrigues dos Santos – Maluco Beleza (2/3)
12. Stephanie Meyer, é uma escritora conhecida pelos best-sellers da série Crepúsculo (Twilight).
“Escreva pelo prazer de escrever e não se preocupe com o resto”