Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

5 Bibliotecas Portuguesas para Apaixonados por Livros

autora - writer

Created with Sketch.

5 Bibliotecas Portuguesas para Apaixonados por Livros

As bibliotecas são uma espécie de paraíso para os apaixonados por livros. Percorrer cada estante com os olhos, é por si só, um motivo que justifica uma visita a cada biblioteca. Neste artigo, pode saber mais um pouco sobre cinco bibliotecas portuguesas e fazer uma visita a cada uma delas.

1. Biblioteca Monástico-Real do Palácio Nacional de Mafra

É  uma das mais importantes bibliotecas europeias, com um valioso acervo de c. de 36.000 volumes,  um “ex libris” da ilustração esclarecida do séc. XVIII.

Saiba mais em culturaportugal.gov.pt
Pode fazer uma visita virtual em artsandculture.google.com/streetview/mafra-national-palace-library

2. Biblioteca Nacional da Ajuda

A Biblioteca da Ajuda é uma das mais antigas Bibliotecas de Portugal caracterizando-se, pela natureza e riqueza dos seus fundos, como uma biblioteca Patrimonial que tem por objecto a conservação, estudo e divulgação do seu acervo documental. Ocupa as atuais instalações desde Junho de 1880, é, na sua génese, a sucessora da Biblioteca Real ou Livraria Real, cujo primeiro núcleo terá sido organizado ainda no reinado de D. João I, tendo sido considerada “numerosa e admirável”, no tempo de D. João V.

Saiba mais em bibliotecaajuda.bnportugal.gov.pt
Pode fazer uma visita virtual em artsandculture.google.com/streetview/pal%C3%A1cio-nacional-da-ajuda-biblioteca
Conheça no canal de Youtube O Meu Palácio a Equipa da Biblioteca

3. Biblioteca Joanina

Dotada de exemplares das mais raras coleções bibliográficas, a Biblioteca Joanina apresenta um acervo de coleções dos sécs. XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo. O imperioso edifício de três andares
acolhe cerca de 57.000 volumes.

Saiba mais em visituc.uc.pt/biblioteca/
Veja o programa Visita Guiada à Biblioteca Joanina

4. Biblioteca Pública de Évora

É a mais antiga biblioteca pública portuguesa, criada em 1805 por Frei Manuel do Cenáculo, que determina a criação da Biblioteca Pública de Évora, deixando-lhe uma valiosa coleção bibliográfica, estimada à época em 50 mil volumes. O espaço nobre da Biblioteca Pública de Évora é a Sala de Leitura onde existem setenta e duas estantes com 17565 livros. Na Casa Forte estão salvaguardados perto de 100 mil documentos que vão desde o século XII ao século XX, o que faz desta biblioteca uma das mais procuradas por estudantes e investigadores. Além da coleção patrimonial, a Biblioteca Pública de Évora é beneficiária do Depósito Legal desde 1931, o que lhe permite receber toda a bibliografia publicada em Portugal.

Saiba mais em www.bpe.pt/A-Biblioteca/Info#Sobre
Visite a biblioteca em Évora 2027

5. Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa

Inaugurada em 1795, a Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa possui um dos mais importantes espólios do País. É rica em obras de caráter científico, por exemplo, de Kepler, Newton, Lineu, Buffon, e muitos outros autores de nomeada , utilizadas especialmente para apoio das atividades docentes praticadas na Aula Maynense. Outras há de Filosofia, Teologia, Literatura e Arte, que incluem incunábulos, manuscritos, periódicos, etc. A Sala de Leitura – aberta, nos termos regulamentares, a Académicos, Investigadores e ao público em geral – tem vindo a prestar inestimáveis serviços de apoio à investigação em domínios muito diversos.

Saiba mais em www.acad-ciencias.pt/academia/a-biblioteca
Veja o salão principal em OSAE.tv

 

One Response

  1. Paula Santos diz:

    Olá Laura.
    Gostei muito do seu artigo sobre as bibliotecas patrimoniais cuja riqueza destacou para os amantes de livros.
    Convido-a a escrever um também sobre as Bibliotecas Municipais que desencolvem um trabalho muito importante de proximidade junto das pessoas de cada comunidade (desde crianças a adultos) na construção e consolidação de hábitos de leitura. E esse trabalho como não é muito mediático é muitas vezes invisível mas determinante para ajudar a manter um universo de leitores e escritores. Aqui fica o desafio.
    Se quiser aceitar o desafio é precisar de ajuda, posso ajudar.
    Um abraço
    Paula Santos
    (Biblioteca Municipal de Beja José Saramago)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.