5 Motivos para ler autores independentes
5 Motivos para ler autores independentes
O mercado livreiro tem mudado nestes últimos anos com a oferta de publicações de autores independentes. A dificuldade que muitos autores encontraram para publicar os seus livros através das editoras mais conhecidas, levou a que procurassem alternativas para divulgar as suas obras e a publicação independente tornou-se a solução. Mas quais os motivos que levam os leitores a beneficiar desta nova forma de publicar e oferecer livros?
1. A variedade de temas
Compreensivelmente, as grandes editoras publicam os livros de autores que são mais rentáveis, o que leva a pouca variedade de temas e à publicação dos autores mais bem sucedidos junto do público. Ao procurar por livros de autores independentes, encontra maior variedade de temas que podem ir de encontro às suas preferências e descobrir novos talentos na escrita.
2. Acesso a autores desconhecidos
O fato de um autor ser menos conhecido não é sinónimo de menos talento para a escrita. Muitos não tiveram oportunidade de publicar através das grandes editoras, outros têm mais dificuldade de comercializar as suas obras, outros são mais inseguros em relação à sua escrita, outros têm dificuldade de comunicar por outras formas que não seja a escrita e outros simplesmente querem manter a sua idependência em relação aos processos editoriais estabelecidos. Sejam quais forem os motivos individuais de cada autor, o que é fato é que a liberdade de escrita do autor independente, permite um processo criativo que se reflete muitas vezes na qualidade da escrita e os leitores beneficiam desta diversidade.
3. Preços mais reduzidos
O autor independente tem hoje em dia várias opções de escolher a forma como divulga as suas obras. Quer seja por via digital ou impressa, a obra é divulgada em vários formatos e desta forma o autor pode torná-los mais acessíveis para os seus leitores.
4. Relacionamento mais próximo com os autores
Os autores independentes recorrem mais à divulgação online através das plataformas digitais e redes sociais, pois na ausência de grandes orçamentos de marketing, é a melhor forma e mais económica de comunicar com os leitores. Isto permite também mais liberdade de interagir com os leitores e de divulgar as publicações quando o autor considerar oportuno. Permite também ler comentários e saber opiniões sobre as suas obras.
5. Leitura mais ecológica
Os autores independentes publicam menor quantidade de livros e vão fazendo reimpressões de acordo com as vendas que vão obtendo, recorrem também à impressão após a encomenda o que evita desperdício de papel e stocks de livros que por vezes não são vendidos e geram desperdício. Os leitores ao comprarem livros de autores independentes estão a contribuir para um setor mais ecológico.
Foto de Taryn Elliott no Pexels