Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

8 Dicas para recuperar a sua criatividade

Created with Sketch.

8 Dicas para recuperar a sua criatividade

Se tem uma profissão em que necessita de utilizar a sua criatividade, sabe como por vezes é difícil, criar algo novo todos os dias. Já sabe que nesse processo há ideias boas e outras menos boas, mas a imaginação e a criatividade fluem. O pior é quando simplesmente as ideias não fluem. Parece que a mente está vazia e que a sua imaginação deixou de existir. Simplesmente está tudo em branco. Um dia ou dois ainda se consegue suportar, mas quando a falta de imaginação se prolonga por dias seguidos, é tempo de parar e refletir. Nos últimos dias senti-me assim, por isso tentei procurar por novas fontes de inspiração, mas nada resultou. Decidi fazer uma pesquisa na internet sobre o que poderia fazer para desbloquear a minha criatividade e fiz uma seleção de algumas dicas que poderiam resultar comigo. Fui experimentando e testando. Neste artigo partilho o que realmente resultou comigo e que espero possa ajudar se estiver a passar pelo mesmo.

1. Dê uma pausa ao seu cérebro
Se a sua mente está em branco e a criatividade não está a fluir, desligue-se do seu trabalho e aceite que o seu cérebro precisa de descansar. Durma.
Como diz Albert Einstein:

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas. O que é um homem sem sonhos?”

2. Crie distanciamento do seu trabalho
Faça coisas que não faz habitualmente e que o podem distrair da sua rotina. Ouça música, dê um passeio, faça algo em que não precise de exercitar a mente. O objetivo é descansar.

3. Medite
Tranquilizar a sua mente com o auxílio da meditação dá espaço para que novas ideias surjam. A ansiedade e as tarefas em atraso podem perturbar um pouco a sua meditação ao início, mas enquanto vagueia pelos seus pensamentos a tranquilidade vai surgindo assim como novas ideias.

4. Faça anotações
Anotar as ideias que surgem vai ajudar a organizar-se mentalmente e perceber quais as que realmente o entusiasmam. Explore as novas ideias sem medo de arriscar. O importante é recuperar aos poucos o entusiasmo e a criatividade.

5. Crie melhorias no seu ambiente de trabalho
Mude o seu local de trabalho para um ambiente mais silencioso ou se não puder opte por mudar coisas de lugar. Faça uma limpeza aos trabalhos anteriores. Elimine o que já não necessita e guarde só aquilo que pode inspirar a sua imaginação.

6. Procure novas fontes de inspiração
A rotina leva muitas vezes a recorrer aos mesmos métodos e às mesmas fontes de inspiração. Dê novos cenários ao seu cérebro. Estimule os seus sentidos de outra forma. Faça também um novo plano de trabalho e anote novas fontes de inspiração.

7. Exercite a sua imaginação
Sem criar limites à sua imaginação e julgamentos antecipados, experimente novas técnicas, novos temas, procure adquirir novos conhecimentos que podem auxiliar a sua criatividade.

8. Retome aos poucos o seu trabalho
Retome o seu trabalho mas faça mais pausas. Lembre-se que não vai querer passar pelo mesmo, por isso tente fazer uma melhor gestão do seu tempo de trabalho e das suas pausas.

Bom regresso ao trabalho!

Foto de Wesley Carvalho no Pexels

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.