50 Capas de Livros Premiadas pela Excelência no Design
A AIGA The Professional Association for Design, divulgou os vencedores de 2020 do concurso 50 LIVROS | 50 CAPAS. Ao anunciar os vencedores, Bennie F. Johnson, Diretor Executivo da AIGA, salientou que:
“Num ano em que muitos de nós nos sentimos e nos desconectamos de várias maneiras, os livros forneceram-nos essa conexão uns com os outros e com o nosso mundo. Os livros desempenham um papel vital nas nossas vidas e embora as maneiras como acessamos e interagimos com as histórias possam ter mudado, a nossa apreciação pelos livros não mudou”.
Esta competição que decorre desde 1923, evoluiu com o reconhecimento da excelência em design de capas a partir de 1995, quando a competição ficou conhecida como 50 livros | 50 capas. Nesta edição os jurados avaliaram candidatos de 36 países que submeteram a concurso 696 designs de livros e capas, tendo em avaliação a abordagem de design integrado de cada trabalho, incluindo conceito, inovação e elementos visuais, como tipografia, ilustração e / ou design de informação.
A AIGA refere que a competição deste ano reconhece e mostra a excelência em design de um ano marcado por mudanças sem paralelo. Segundo os jurados, uma tendência notável no grupo de entradas deste ano incluiu capas manuscritas e ilustradas à mão, a que os diretores de arte recorreram quando as restrições da pandemia afetaram os fluxos de trabalho de design de livros.
Veja aqui os vencedores da edição 50 LIVROS | 50 CAPAS de 2020
Veja também o único título em língua portuguesa “Calu Fontes – Camadas, contornos e relevos” publicado pela WMF Martins Fontes