Porto,PT
lauraguimaraesbooks@gmail.com

7 Motivos porque a Impressão Sob Encomenda / Demanda está a mudar o mercado livreiro

Created with Sketch.

7 Motivos porque a Impressão Sob Encomenda / Demanda está a mudar o mercado livreiro

Seja leitor ou autor, olhe para o mercado de Impressão Sob Encomenda / Demanda como algo que veio para ficar e que vai crescer nos próximos anos. Adapte-se e acompanhe esta nova tendência, será benéfico para si e também uma forma mais sustentável de ler e publicar, pois o impacto ambiental é mais reduzido.

O mercado dos livros impressos por encomenda está a mudar o mundo editorial e aqui indico alguns dos motivos.

1. Redução do desperdício de papel e de stocks
Este mercado, começou por motivos económicos e ambientais como uma forma de evitar desperdício de papel e reduzir stocks, mas acabou por ser uma boa opção para pequenas editoras e uma forma independente de autores publicarem os seus livros.

2. Existe maior variedade de temas editoriais
A variedade de temas dos livros aumentou, bem como as opções de livros disponíveis. Os leitores são os maiores beneficiados pois, se antes podiam ter dificuldade em encontrar livros sobre determinado tema, hoje já é possível encontrar várias opções de leitura.

3. Autores desconhecidos estão a publicar as suas obras
O mercado editorial, publica na sua maioria, livros de autores que já são reconhecidos no mercado o que impede muitas vezes  novos autores de terem uma oportunidade de darem a conhecer ao público as suas obras. Isto aplica-se não só a autores de romances, policiais, fantasia ou poemas, mas também a fotógrafos que publicam livros de fotografias ou até profissionais que publicam livros mais técnicos específicos para o mercado onde atuam. Vemos também surgir no mercado livros de culinária com receitas de cozinha tradicional, mas também vegetarianos e de sobremesas, receitas sem glúten, etc. Surgem também mais livros de decoração com dicas de como pode reaproveitar materiais para decorar a casa ou como pode pintar móveis e paredes. Existem também livros motivacionais para aprender a meditar, a fazer yoga e a praticar uma vida mais saudável.

4. O Investimento em marketing está a ser direcionado para os leitores
E como os  lançamentos dos livros em espaços públicos têm estado condicionados devido à pandemia. Com a possibilidade de imprimir por encomenda, os autores dos livros não precisam de investir em stocks e podem assim investir em marketing para divulgar as suas publicações online. Podem enviar os livros autografados para os seus leitores e ainda investir numa embalagem mais personalizada e inclusivè enviar uma mensagem num marcador de livro. Os leitores adoram o mimo e o autor pode ter mais rapidamente o retorno da leitura da obra.

5. O Relacionamento com o leitores está mais próximo
A proximidade com o público é a melhor forma do autor divulgar os seus livros. Com a proximidade física restrita devido às regras estabelecidas devido à pandemia, a divulgação online permite liberdade de interagir com os leitores e de divulgar as publicações no formato mais adequado e quando o autor considerar oportuno. Permite também ler comentários e saber opiniões sobre as publicações e assim direcionar os temas para o que os seus leitores mais gostam.

6. Melhor qualidade das publicações com custos mais baixos
O autor tem hoje em dia várias opções de escolher online modelos padronizados de livros em que pode escolher a qualidade da impressão e a dimensão dos seus livros. Desta forma pode tornar os livros mais acessíveis para os seus leitores e com boa qualidade de impressão.

7. O Mercado livreiro está mais dinâmico
Estas mudanças trouxeram maior dinamismo a um sector que diziam estava condenado. As vendas de livros vinham a decrescer nos últimos anos e neste momento há um maior dinamismo e o gosto pela leitura despertou no público. As próprias editoras começaram a investir mais nas vendas online e com bons resultados.

Por último esta dica. Se ainda tem dúvidas sobre a qualidade da impressão sobre encomenda, faça seu próprio livro personalizado para si ou para a família, com as fotos de aniversários ou das férias, com as receitas da avó, com os seus pensamentos ou citações que gosta. Assim vai ter algo para recordar e vai permitir ultrapassar o seu receio com um baixo investimento.

O que achou do artigo? Deixe aqui o seu comentário.

Imagem de Paul Stachowiak por Pixabay

Olá 👋 Bem vinda!

Regista-te para receberes semanalmente os conteúdos do blog no teu email.

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.