03 de Março – Dia Mundial da Vida Selvagem
O dia 3 de Março, foi escolhido pelas Nações Unidas como o “Dia Mundial da Vida Selvagem”, para assim celebrar a extraordinária diversidade de animais e plantas selvagens do nosso planeta. É também uma ocasião para refletir sobre a infinidade de benefícios que estas espécies nos proporcionam e contribuir para a diminuição das ameaças que enfrentam.
Em 2021, a reflexão do Dia Mundial da Vida Selvagem será sobre “Florestas e meios de subsistência: sustentar as pessoas e preservar o planeta” e serão celebrados os meios de subsistência com base na floresta e buscará promover modelos e práticas de gestão da vida selvagem da floresta e da floresta que acomodem o bem-estar humano e a conservação de longo prazo das florestas, espécies da fauna selvagem que vivem na floresta e a flora e os ecossistemas que sustentam e promovem o valor das práticas e conhecimentos tradicionais que contribuem para estabelecer uma relação mais sustentável com esses sistemas naturais cruciais.
Entre 200 e 350 milhões de pessoas vivem dentro ou adjacentes a áreas florestais em todo o mundo, contando com os vários serviços do ecossistema fornecidos pela floresta e espécies florestais para o seu sustento e para cobrir as suas necessidades mais básicas, incluindo comida, abrigo, energia e medicamentos.
Os povos indígenas e comunidades locais estão na vanguarda da relação de simbiose entre os humanos e a floresta, as espécies de vida selvagem que vivem na floresta e os serviços de ecossistema que fornecem. Aproximadamente 28% da superfície terrestre do mundo é atualmente administrada por povos indígenas, incluindo algumas das florestas mais ecologicamente intactas do planeta. Esses espaços não são apenas centrais para seu bem-estar económico e pessoal, mas também para suas identidades culturais.
Florestas, espécies florestais e os meios de subsistência que dependem delas atualmente encontram-se na encruzilhada das múltiplas crises planetárias que enfrentamos atualmente, desde as mudanças climáticas até a perda de biodiversidade e os impactos sociais e económicos da pandemia COVID-19 na saúde.
Veja os vários eventos online nos quais pode participar em wildlifeday.org
Se quiser divulgar nas Redes Sociais veja no ICNF o material disponível